Por que exportar? Vantagens para empreender

22 de Maio de 2018 | Nathalia Carvalho
Tags:

Trazer seu negócio para o próximo nível da jornada de crescimento sustentável pode não ser uma tarefa fácil, mas também não é impossível. No Brasil, com a crise econômica e política, os empreendedores estão cada vez mais inseguros e dispostos a tentar novas estratégias para manterem seus serviços e produtos no mercado.

Segundo uma pesquisa do PayPal/Nielsen, as empresas brasileiras que têm comércio online acompanharão um crescimento deste mercado que deverá atingir a casa dos R$ 4 bilhões em 2022. Levando em conta esta informação, o que você está fazendo parado aí ainda e já não criou a sua loja virtual?

Quando se pensa em exportação, logo vem vários questionamentos sobre taxas e impostos. Existem diversas formas de se enviar um produto para fora do país, por isso, é necessário entender as especifidades do seu produtos/serviço que se encaixam em cada uma delas. Por exemplo, o modelo de Exportação Direta X Indireta. No primeiro, a empresa é responsável desde a fabricação do produto até o despacho e, na segunda, o produto é revendido por outra empresa que se responsabiliza pelo envio do mesmo a outro país.

Uma das principais vantagens para quem está começando a internacionalizar seu negócio está nos incentivos fiscais. Isso mesmo, o governo está de olho em quem quer levantar o nome do nosso país lá fora. Na prática, isso significa que os produtos fabricados com a intenção de exportação são isentos das seguintes cobranças: IPI, ICMS, Cofins, PIS e IOF.

Outra vantagem que também está relacionada ao momento do Brasil é que se o seu negócio não depender 100% apenas do mercado brasileiro, você tem boas chances de crescer em terras estrangeiras e retornar com investimentos para que a economia brasileira volte a girar.

Isso sem contar na velocidade de inovação do produto, exigência que é crucial em mercados mais desenvolvidos. Essa pressão por qualidade e modernização aprimora a experiência das empresas que exportam e faz com que elas também sejam mais competitivas no cenário nacional.

Para que tudo isso funcione, a ShipSmart desenvolveu uma consultoria que acompanha desde a sua primeira exportação. Quer saber mais? Cadastre hoje mesmo na nossa plataforma gratuita, acessível e super simples.